"[...] o inóspito, árido e descurado processo encontra-se estreitamente relacionado com as correntes espirituais dos povos e [...] as suas diversas concretizações devem ser incluídas entre os mais importantes testemunhos da cultura" (F. Klein (1902))



29/04/2014

Acidentes de viação e competência dos tribunais administrativos


O TConf 27/3/2014 decidiu que os tribunais administrativos são competentes, materialmente, para julgar uma acção em que a causa de pedir e o pedido se fundam na responsabilidade civil extracontratual da concessionária de uma auto-estrada por incumprimento dos deveres resultantes do contrato de concessão celebrado com o Estado (cf., a este propósito, artigo 1.º, n.° 5, da Lei 67/2007, de 31.12).
Esta orientação não deixa de levantar algumas questões. Se o Autor pretender o ressarcimento de danos provenientes de uma colisão de veículos e alegar que esta ocorreu devido a excesso de velocidade de um dos veículos e a óleo derramado na auto-estrada, terá de demandar a seguradora do Réu num tribunal judicial e a concessionária no tribunal administrativo? Discute-se a mesma factualidade em tribunais distintos? Como se a acautela a hipótese de eventual “concorrência de culpas”?

Maria José Capelo