"[...] o inóspito, árido e descurado processo encontra-se estreitamente relacionado com as correntes espirituais dos povos e [...] as suas diversas concretizações devem ser incluídas entre os mais importantes testemunhos da cultura" (F. Klein (1902))



20/07/2017

Informação (187)



Foto: Cecilia Bastos

Ada Pellegrini Grinover
(1933-2017)


O IPPC anuncia, com enorme pesar, o falecimento, no passado dia 13, da Prof. Ada Pellegrini Grinover.

Formada em 1958 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Ada Pellegrini Grinover foi nesta mesma Universidade professora titular de Processo Civil. Ada Pellegrini Grinover participou da elaboração do Código Civil de 2002 e da reforma do Código de Processo Penal e do Código de Defesa do Consumidor e foi co-autora da Lei de Interceptações Telefônicas, da Lei de Ação Civil Pública e da Lei do Mandado de Segurança.

Ada Pellegrini Grinover foi presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual e vice-Presidente da International Association of Procedural Law e do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Recebeu o título de doutora Honoris Causa pela Universidade de Milão.

Ada Pellegrini Grinover dava especial atenção aos contactos com os processualistas portugueses. Estava, aliás, planeada uma vinda a Portugal no próximo mês de Novembro.

Pessoa de trato simples e muito cordial, a Prof. Ada Pellegrini Grinover deixa uma enorme saudade a todos aqueles que com ela privaram.

MTS